sábado, 19 de novembro de 2011

Lixos Tecnologicos - Proteja o Ambiente

  
 
Você sabia que na fabricação de produtos eletroeletrônicos são usados muitos materiais tóxicos que causam riscos à saúde e podem poluir o meio ambiente? 
Quando digo produtos eletroeletrônicos, estou falando do computador, do celular, do DVD, da televisão, do monitor, do microondas, da máquina fotográfica, das baterias e pilhas, do MP3 player, do aparelho de som, do rádio, além de muitos outros.   Quem não tem pelo menos um desses equipamentos em casa?
 
 
Pois é, uma grande quantidade de materiais não biodegradáveis, ou seja, materiais que o meio ambiente sozinho não consegue absorver sem sofrer danos, é utilizada na fabricação desses aparelhos. Em geral, esses eletroeletrônicos são compostos por plásticos e metais como o mercúrio, chumbo, cádmio, manganês, níquel, entre outros. Muitos desses componentes são metais pesados e tóxicos, que podem causar sérios riscos à saúde. O visor do celular, por exemplo, contém mercúrio, na soldagem de computadores é utilizado o chumbo, e tanto o mercúrio como o chumbo causam danos à saúde e prejudicam o meio ambiente. 
No caso do computador, por exemplo, os problemas gerados para o meio ambiente já começam desde sua produção, através do beneficiamento do silício, continuam durante o uso e podem terminar com o descarte inapropriado desse equipamento, que, muitas vezes, acontece quanto ele ainda possui condições de uso.

O silício é a segunda substância mais comum na terra, perdendo apenas para o oxigênio. É um semicondutor natural bastante utilizado na indústria eletrônica, tanto na construção de placas e circuitos como na de “chips”. Entretanto, a sua industrialização é muito poluente, pois se estima que no beneficiamento de um quilo desse material são produzidos cinco quilos de e-lixo.

Muitas indústrias utilizam também, na produção desses equipamentos, solventes e gases tóxicos, que ajudam a elevar mais ainda os índices de poluição. Essas substâncias, quando utilizadas na produção de um “chip” de 72 gramas, por exemplo, podem poluir 32 litros de água limpa e, em geral, os resíduos da produção são armazenados em tanques subterrâneos que podem apresentar vazamentos e contaminar toda a região. Um exemplo de gás tóxico utilizado é o CFC (clorofluorcarbono), responsável pela destruição da camada de ozônio e por contribuir para o aquecimento global. 
 
Além disso, não só a fabricação da tecnologia pode trazer malefícios, como também sua utilização. Seis minutos falando ao celular, por exemplo, pode provocar dor-de-cabeça. A utilização de celulares por crianças também não é recomendado, pois poderá causar má formação cerebral. A radiação emitida pelo computador e alguns tipos de carbono utilizados nos cartuchos de impressoras podem ser cancerígenos. A radiação eletromagnética dos monitores, quando utilizados por tempo prolongado, pode causar fadiga cerebral e até câncer. Veja este vídeo com algumas explicações.


Contudo, o maior problema vem com a destinação final desses equipamentos. Pois, esses aparelhos geralmente são descartados como lixo comum, causando muitos riscos ao meio ambiente e à população. Se forem encaminhados aos aterros sanitários, por exemplo, podem contaminar o solo e a água com metais pesados, se forem incinerados podem contaminar a atmosfera.



Se ligue, pois os problemas ambientais e os riscos à saúde, em caso de manipulação e descarte inadequados desses equipamentos são diversos e variam em níveis de gravidade. Com relação aos riscos à saúde, nós, consumidores finais, muitas vezes nem sabemos dos riscos que corremos, pois, os produtos geralmente não costumam vir com informações desse tipo. Com relação aos problemas ambientais, a lista é extensa e muito complexa, poluição do ar, contaminação do solo e da água são alguns exemplos. Portanto, muito cuidado ao utilizar esses produtos.

Fonte: Conteudo retirado do site http://www.ondacultural.ufba.br. (Fotos proprias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário